Projeto Luvas da Esperança
Iniciando crianças e adolescentes na prática do Muaythai
Início:
14/09/2015 – Ampliação: 18/04/2016
Faixa etária:
7 a 17 anos
Público prioritário:
Crianças e adolescentes residentes no município de Ananindeua e/ou Região Metropolitana de Belém, e municípios do Estado do Pará, do sexo masculino e feminino, com a faixa etária entre 7 a 17 anos oriundos de famílias de baixa renda e estudantes de instituições públicas de ensino, porém com bom desempenho e freqüência escolar.
Pólos:
- AC COMBAT (Una)
- AS COMBAT (Cidade Nova)
- GUERREIROS KUNG-THAI (Curuçambá)
- SOLDADOS DE DEUS (Capanema)
- WASHINGTON COMBAT (Abaetetuba / Outeiro)
Esta proposta foi elaborada tendo em vista os seguintes aspectos:
- Levar o Muaythai como esporte e filosofia de vida aos alunos do Projeto Luvas da Esperança, mostrando como esta arte pode ser utilizada no auxílio à sociabilização do indivíduo.
- A necessidade de canalizar a energia e o potencial de homens e mulheres para uma melhor integração na sociedade.
- Alcance de resultados extremamente positivos obtidos a partir de uma avaliação, onde constatamos que os freqüentadores dos Clubes e Academias filiadas à FMTTEPA, modificaram suas condutas em família, na escola e na comunidade, tornando-se exemplos positivos.
- A necessidade de oportunizar a ampliação de horizontes aos praticantes, a partir da participação em eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
- Oportunizar aos estudantes uma nova profissão, visto que os cursos da FMTTEPA são profissionalizantes, com diplomas nacionais e internacionais, expedidos pela Federação Internacional de Muaythai Amador (IFMA), entidade reitora deste esporte em nível mundial e reconhecida pelo SPORTACCORD e COI (Comitê Olímpico Internacional).
Objetivos:
Oportunizar a vivência do esporte e da filosofia do Muaythai aos participantes do projeto Luvas da Esperança, enfatizando os princípios básicos desta arte marcial.
- O objetivo principal deste Projeto é promover a educação e a saúde através do esporte e da real filosofia da arte marcial. A idéia é poder contribuir no processo de desenvolvimento e formação da cidadania, principalmente nos jovens.
- Oportunizar aos participantes momentos de lazer e recreação;
- Reforçar o princípio da vida em grupo;
- Facilitar a convivência e a ampliação de atitudes positivas na família, escola e na comunidade;
- Orientar os jovens, adolescentes e adultos para a melhor ocupação do seu tempo livre, ficando longe das drogas e ociosidade;
- Oportunizar uma melhor integração dos grupos a nível local, estadual e nacional;
- Desenvolver o espírito de liderança e criatividade.
Meta:
- Difusão deste esporte entre o corpo docente e discente do Projeto Luvas da Esperança, para que no futuro, possamos enviar atletas, com maior qualificação técnica e pedagógica, a campeonatos Mundiais e, se possível, aos Jogos Olímpicos.
- Incentivar a formação de novos Instrutores nesta área.
Metodologia:
- Os grupos são atendidos conforme o estabelecido pelo Projeto Luvas da Esperança e FMTTEPA, em aulas com duração de 45 a 60 minutos.
- As aulas são desenvolvidas com exercícios físicos de aquecimento, alongamento, destreza, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, força reativa, seguidos de exercícios respiratórios, técnicas de concentração. Paralelamente, serão trabalhadas técnicas (de acordo com os objetivos dos alunos) de defesa pessoal e de competição relativas ao Muaythai, juntamente com princípios morais e cívicos.
- Há aula teórica sobre os objetivos, filosofia oriental e história do Muaythai no mundo e no Brasil, bem como cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, alimentação e hábitos saudáveis e aulas de vídeo.
- Há lanche saudável para os alunos após o treino.
Apoiadores:
Renilce Nicodemos – Secretária de Estado de Esporte e Lazer