A História do Muaythai
O Muaythai é parte da história tailandesa e de seu patrimônio cultural por centenas de anos, como acontece com a maioria das tradições de tempos antigos. Existem muitas versões sobre a história do Muaythai, porém em todas elas, fontes concordam que o Muaythai foi o principal e mais eficaz método de autodefesa usado pelos guerreiros tailandeses nos campos de batalha, conflitos e guerras que ocorreram inúmeras vezes ao longo da história da nação agora conhecida como Tailândia.
Durante este tempo, um manual de guerra chamado “Chupasart” foi escrito. Este manual enfatizou o uso marcial de cada parte do corpo. A filosofia implícita deste manual é a luta; é mais do que o uso de armas, o mais importante é desenvolvermos compromisso total da mente, corpo e alma.
A primeira prática conhecida de Muaythai como um “esporte”, fora e longe do calor e do caos do campo de batalha, ocorreu durante o reinado do rei Prachao Sua (1697-1709 dC). Com um grande amor pela arte de combate, muitas vezes ele lutou incógnito em concursos locais da vila, muitas vezes batendo os campeões locais. Quando a nação estava em paz, para manter o exército ocupado, muitas vezes ele ordenou-lhes treinar Muaythai. Foi a partir desta época que as competições organizadas começaram a se desenvolver por todo o país.
Em 1774, o lendário Nai Khanom Tom tornou o Muaythai famoso por sua batalha contra um grupo de birmaneses, enquanto ele era um prisioneiro de guerra na Birmânia. Ele foi capturado quando os birmaneses saquavam e queimavam a antiga capital da Tailândia, Ayuddhaya. Ele derrotou dez dos melhores lutadores da Birmânia (Atual Myanmar), quando, sem pausa, derrotou os dez. Ele demonstrou todos os elementos do Muaythai, e uma vontade indomável de vencer pela honra e disposição para enfrentar quaisquer adversidades. Isso pode ser resumido como: “Nada pode estar contra você, exceto você mesmo”.
O exército foi fomentado na prática do Muaythai. Soldados treinados tem utilizado técnicas de Muaythai desde que foi estabelecido um exército na Tailândia. Para os militares, desde que se usa técnicas da arte marcial no campo de batalha, o Muaythai tem sido uma prática secular. O mesmo ocorre com o povo tailandês, que pratica esta arte marcial desde a tenra infância. O Muaythai logo se tornou o passatempo desportivo favorito para pessoas de todas as esferas da vida, fazendo que muitos “campings” de Muaythai fossem estabelecidos por todo o país.
No início da década de 30, o Muaythai foi oficialmente registrado com regras e regulamentos, introduzindo-o assim no mundo do desporto, tornando o Muaythai um esporte internacional. Lutas com “rounds” foram introduzidas juntamente com oito divisões de peso (categorias adaptadas do boxe), e neste momento as lutas deixam de usar as cordas nas mãos e passam a usar oficialmente as luvas de boxe.
Com uma longa história de séculos, o Muaythai progrediu e agora é reconhecido em muitos países em todo o mundo, criando uma nova era de uma história de orgulho mundial. Nos últimos anos, o Muaythai, amador e profissional, “varreu o mundo como um fogo” sendo desenvolvido de uma forma organizada ─ uma arte de combate sem igual em termos de combate desarmado e apelo espectador, bem como sendo uma forma de autodefesa e um programa de fitness.
Fonte: Site IFMA