Com o apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), neste último domingo (3), foi realizado o Congresso Estadual Muaythai Pará 2024, no auditório do Novo Mangueirão. O evento reuniu esportistas, dirigentes e instituições apoiadoras da modalidade, para debater pautas relacionadas ao tema.
Durante o congresso, foi apresentada a nova diretoria da federação de Muay Thai, no Pará. Na oportunidade foi viabilizada a parceria entre atletas e as instituições apoiadoras do esporte no Estado, também foi apresentado o calendário esportivo do Muaythai em 2024 e reforçado a importância da formação de novos atletas, professores e árbitros na modalidade
“Para ser possível este congresso nos reunimos diversas vezes, porque o nosso intuito é a viabilização deste espaço para a realização de eventos esportivos, porque nós sabemos o quanto o esporte transforma a vida das pessoas. Por isso é primordial o incentivo do governo do Estado, no apoio ao atleta, no fomento ao esporte e nós seguimos aqui na missão de fortalecer o esporte em todo o Estado do Pará”, disse o secretário adjunto da pasta de Esporte e Lazer do Pará, Gleisson Oliveira.
O evento também contou com a palestra da paraense, Juliana Leite, árbitra de Muay Thai. Atualmente, ela é a única brasileira que exerce a função internacionalmente. “A gente realiza esse evento, junto com a Federação de Muay Thai Tradicional do Estado, para abrir oficialmente o ano da modalidade, onde a gente informa principalmente sobre as projeções da nossa modalidade durante o ano, formamos um calendário oficial, apresentamos para a imprensa e para as autoridades o trabalho que a gente vem realizando para fortalecer as parcerias, mostrar para o nosso público, para os praticantes, professores, academias filiadas, quem são nossos apoiadores, como é o caso da Seel, que tem sido a maior apoiadora do nosso trabalho. E para mim, atualmente ser a única brasileira representando o Brasil lá fora é motivo de muito orgulho, há 9 anos, mas o meu trabalho hoje é justamente ajudar a formar novos árbitros para dar oportunidade para mais profissionais, para que eles possam alcançar, não só em nível nacional, mas também internacional”, disse a árbitra.
A presidente da Federação Paraense de Muay Thai, Luciana Silva, agradeceu o apoio do governo do Estado na realização do Congresso. Ela enfatizou a importância do evento para divulgar o cronograma de atividades da Federação e para a formação de profissionais em Muay Thai.
“Nós estamos muito felizes e queremos agradecer ao governo do Estado, ao nosso governador Helder, ao nosso secretário Cássio Andrade e adjunto Gleisson. Esperamos fazer, junto com o governo, um grande trabalho para o esporte e levar o nosso Estado aos mais altos níveis, pódios do Brasil e do mundo. Esse congresso acontece sempre no início do ano, para que nós possamos apresentar a nossa agenda, nós temos uma dinâmica com cursos de qualificação, para preparar esses profissionais dentro dos seus níveis, das suas graduações, para ter uma ideia, um professor de Muay Thai leva cinco anos para chegar no nível de professor, é uma faculdade. Nós oferecemos desde a parte prática, técnica, até a parte teórica para conhecer toda a história, além dos cursos de aperfeiçoamento”, frisa a presidente Luciana Silva.
Noélio Sobrinho é presidente da Federação das Associações Esportivas do Pará (Fepa) e destacou a importância do Mangueirão ser palco de Congressos esportivos para beneficiar os esportistas paraenses. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado por abrir as portas da estrutura do Novo Mangueirão para abraçar as Federações, não só as filiadas da Fepa, mas todas as Federações que procuram por uma boa estrutura e também parabenizar a Federação de Muay Thai tradicional do Estado do Pará, por esse congresso fantástico, onde mostrou que realmente o esporte é uma ferramenta para socializar, agregar valores e dar oportunidade aos jovens de alcançarem os seus objetivos. Agora essa parceria abriu a porta para que as federações pudessem se organizar, planejar, fazer um calendário e trazer essa parceria aqui para o Mangueirão também”, ressaltou o titular da Fepa.